Por Quanto Tempo Armazenar Alimentos

nichos

Já falei aqui no Sabor The Sims dicas sobre Segurança e Higiene na cozinha explicando tudo sobre como a nossa comida pode ser contaminada, e também já falei qual a aparência de alimentos saudáveis e hoje é a vez de falar sobre por quanto tempo um alimento pode ser armazenado e porque devemos jogar fora depois desse tempo. Trouxe pra vocês uma tabela com todas essas informações!

Alimentos

Condições e tempo máximo de armazenamento sugerido

Razões para limitar o armazenamento

Ovos com Casca Refrigeração 15 dias. Absorção de odores de outros alimentos. Penetração de bactérias através da casca.
Leite em Pó Integral ou Desnatado Em embalagem fechada, hermética, em lugar fresco e seco: Leite Integral, 3 meses / Leite desnatado, 18 meses. Leite desnatado: alterações do sabor / Leite integral: ranço de gordura.
Leite em Pó Reconstituído Se aconselha não armazenar, mas se necessário, refrigerar logo e por não mais de 24h Durante a reconstituição se produz contaminação pelos utensílios e manipuladores
Enlatados Não Ácidos (carnes, peixes, molhos, patês, hortaliças, etc) e Enlatados Ácidos (frutas, tomate, abacaxi, etc) Duração do armazenamento indicado pelo fabricante a temperatura inferior a 20ºC, em ambiente fresco e seco Alterações microbiológicas e químicas. Contaminação por perda da integridade da embalagem devido a: golpes, corrosão, ou má manipulação depois de aberto.
Frutas e Hortaliças Frescas Aproximadamente uma semana dependendo do vegetal Deterioração enzimática.
Carne Refrigerada em Cortes Grandes Resfriado -1ºC a 4ºC de 3 a 5 dias Desenvolvimento microbiano ainda quando não houver sinais visíveis de alteração. Carnes de cor escura se deterioram mais rápido que as de cor vermelha brilhante.
Carne Refrigerada Moída e Carne Picada Resfriado: 24 a 48h Desenvolvimento microbiano rápido por maior contaminação inicial por aumento de superfície exposta.
Carne Congelada -10ºC por 6 meses Pode produzir ranços de gorduras e perda de qualidades de textura, ainda que pode continuar sendo inócua.
Presuntos Cozidos e Embutidos Refrigeração de 1 a 2 semanas, se não foi manipulado de forma errada e sendo peças inteiras. Congelamento: 3 meses. Desenvolvimento microbiano pode alterar qualidade comercial e sanitária.
Frangos Resfriados Resfriado: 48h Deterioramento rápido pela atividade microbiana e enzimática.
Frangos Congelados 3 meses O armazenamento muito prolongado não faz com que a carne seja perigosa, mas a textura perde qualidade

Fonte: Cozinheiro Profissional, Volume I, IGA – Lic. Brenda Zicarelli

NEWSLETTER1-3

Anúncios

7 comentários sobre “Por Quanto Tempo Armazenar Alimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s