Focaccia – Pão de Ervas Artesanal

8-sts-focaccia 10

Essa foi a minha segunda tentativa de fazer focaccia, e enquanto a primeira foi um tremendo fracasso, essa ficou tão gostosa que acabou rapidinho! Para você não cometer os mesmos erros que eu, preste atenção: use fermento biológico, que é aquele próprio para pães, o fermento químico, o pó branco, não serve! Sove a massa até ela ter elesticidade suficiente para quando você esticar-la ela ficar transparente e você conseguir ver o seu dedo do outro lado sem que ela arrebente. Deixe-a descansar em um ambiente morno, como um forno desligado, e seja paciente, assim como você, a massa também precisa descansar para ficar maravilhosa! ❤ Além disso, eu fiz os furinhos com uma faca, mas tem gente que faz com o dedo, você quem escolhe! Por último, sovar pão pode ser cansativo se você não tiver uma batedeira que faça por você, mas não desista, o resultado final vale a pena (e se a massa levar azeite ou manteiga facilita muito o seu trabalho). E se você estiver afim de inovar, coma a focaccia como sanduíche de carpaccio, é de morrer!

8-sts-focaccia-pao de ervas artesanal 0

Ingredientes

  • 8 g de fermento biológico instantâneo
  • 1 colher de chá de açúcar refinado
  • 1 xícara de leite morno
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de chá de sal
  • 2 colheres de chá de alecrim fresco
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal grosso

Modo de Preparo

  • Em um copo transparente misture bem o fermento, o açúcar e o leite morno. Essa mistura tem que fermentar até começar a formar uma espuma e crescer, veja na foto lá em baixo como depois de fermentar o leite não era mais apenas uma xícara. Isso deve demorar uns 5-10 min.
  • Para quem tem batedeira que aguenta bater massa: adicione a farinha, sal, uma colher de alecrim e o azeite na tigela da batedeira e bata em velocidade baixa, com o gancho de bater massa, e vá adicionando aos poucos a mistura de fermento e leite. Aumente a velocidade para média e deixe bater até a massa ter elasticidade suficiente para quando você esticar-la com os dedos, ela ficar transparente sem arrebentar e você conseguir ver o seu dedo por trás. Para quem não tem batedeira: misture os ingredientes e em seguida comece a sovar a massa com as mãos até ter o mesmo ponto de elasticidade.
  • Faça uma bola com essa massa, coloque em uma tigela e cubra parcialmente a tigela com filme plástico. Deixe descansar dentro do forno desligado por 20 minutos, ou até a massa dobrar de tamanho. Se você quiser que a sua focaccia fique bem fininha, divida essa massa em duas ou use uma fôrma bem grande, eu usei uma fôrma de 25cm e ela ficou bem gordinha.
  • Pré-aqueça o forno a 200ºC. Transfira a sua massa para a fôrma, estique-a com os dedos, espalhando-a no fundo e deixe descansar por mais 20 minutos.
  •  Faça furinhos com a faca ou o dedo na massa, tempere-a com bastante azeite, o restante do alecrim e com sal grosso e leve ao forno por 20 minutos. Sirva ainda quente ou a temperatura ambiente com pastinhas, azeite, ou como sanduíche. Fica uma delícia como sanduíche de carpaccio.

Tempo de Preparo: 1:30h

Rendimento: Um pão de 25 cm super gordinho ou dois pães fininhos.

8-sts-focaccia 1 8-sts-focaccia 2 8-sts-focaccia 3 8-sts-focaccia 4-2 8-sts-focaccia 5 8-sts-focaccia 6 8-sts-focaccia 7 8-sts-focaccia 8 8-sts-focaccia 9 8-sts-focaccia 11 8-sts-focaccia 12 8-sts-focaccia 13

Peguei a ideia do sanduíche de carpaccio lá da Cafeína, fica delicioso:

NEWSLETTER1-3

8 comentários sobre “Focaccia – Pão de Ervas Artesanal

  1. Preciso fazer!
    Pena que tô de “””dieta”” e nao to comendo pão, mas uma vez ou outra, né.. Faz bem hahahah xD
    Vou salvar aqui pra tentar! Eu nunca acerto os pães, então pedirei ajuda pro meu pai que AMA fazer pão e sempre acerta hahah ô injustiça! hahahhah
    Beijo =+

    Curtido por 2 pessoas

  2. Pingback: Indicação: 30 Pães Artesanais | Sabor The Sims

  3. Pingback: Pão Australiano Integral | Sabor The Sims

Deixe um comentário