Mendoza – Vinícolas Maipú

Quem acompanha o blog sabe que viajei recentemente para Mendoza e Santiago, já falei aqui sobre como é a travessia pelos Andes de ônibus entre essas duas cidades e também já falei sobre as Vinícolas de Luján de Cuyo aqui. Veja abaixo como foi a minha experiência nas vinícolas de Maipú:

Vinícolas de Maipú

A região de Maipú é a mais próxima do centro de Mendoza e pelo menos as que eu  visitei não tinham a linda vista da cordilheiras dos Andes que Luján de Cuyo tinha. Porém também tem vinícolas/olivícolas incríveis, então vale a pena visitar.

Olivícola Pasrai

sts-pasrai

Eu mal podia esperar pra visitar essa olivícola pois amo azeites e azeitonas! E fomos bem na época de produção, então pudemos ver todas as máquinas em ação produzindo esses azeites maravilhosos. De acordo com o nosso guia a olivícola que visitamos usa o método tradicional de preparação de azeite, que demora mais, mas é mais barato que o método moderno. A Pasrai não planta as azeitonas, ela compra de fornecedores de Mendoza e produz na sua fábrica azeites com 0,3% de acidez. Lá as máquinas separam os caroços da pele, misturam as azeitonas (eles usam três tipos de azeitonas em todos os azeites), espremem as azeitonas para extrair todo o óleo possível (é a foto dos pesos), separam o óleo da água, filtram, enfim, o processo do começo ao fim de produção de azeite, tirando a plantação. Eu achei super interessante a visita e no final ainda fizemos uma degustação que você pode ver abaixo. sts-pasrai2A Pasrai, além dos azeites normais e condimentados, também vende frutas secas, pastinhas de azeitona,  de tomate seco, de feijão, produtos de beleza que utilizam óleo de azeitona, entre outros. E tudo isso pudemos experimentar na lojinha. Achei incríveis os produtos para pele de azeitona, como o óleo de corpo, hidratante e sabão! E os azeites e pastinhas são deliciosos.. Os azeites disponíveis são: Normal, Sem Filtrar, Alho, Manjericão, Alecrim e Pimenta. São todos super gostosos e eu trouxe para casa os azeites de Alho, Alecrim e Sem Filtrar. Queria trazer as passas de chocolate, mas infelizmente eu ainda ia voltar pro Chile e não pode passar frutas pela fronteira. Apesar da Pasrai sem pequena em comparação as vinícolas industriais que visitamos, adorei conhecer o processo de fabricação do azeite e vale muito a pena para quem quer fugir um pouco das vinícolas!

La Rural

sts-laruralA bodega que eu queria realmente ir era na Trapiche, que foi muito elogiada aqui na internet. Mas infelizmente ela não estava disponível nos dias que eu estaria lá, então tive que escolher outra vinícola. Por indicação da empresa que contratamos, fomos na La Rural. A La Rural tem um Museu do Vinho onde conta com objetos de como era produzido e servido o vinho antigamente na região de Mendoza. Infelizmente chegamos atrasados e perdemos a explicação sobre a história do vinho praticamente toda. Os vinhos servidos na degustação não agradaram muito o meu paladar, mas para quem gosta de história, acho válido a visita ao Museu do Vinho!

Família Zuccardi

sts-zuccardiA Família Zuccardi é outra vinícola industrial com uma visita bem detalhada sobre todas as fases da fabricação de um vinho. É ideal para ir logo no início das visitas as vinícolas. O local é bem grande e passamos pelas áreas de fermentação, pelos barris de carvalho e por outras máquinas até enfim chegar na degustação. O guia nos ensinou como sentir todo o potencial do vinho, no primeiro gole temos que “bochechar” com o vinho para sentir tudo em relação a ele. É uma técnica bem interessante! Após a degustação fomos para o almoço, veja abaixo!sts-zuccardialmoco1

Na Família Zuccardi tem dois restaurantes: Casa del Visitante, especializado em carnes, e Pan & Oliva, especializado em massas. Nós almoçamos no primeiro e lá você pode escolher entre dois menus: o menu regional que é uma parrillada servida com legumes grelhados, e o menu degustação, que foi o que escolhemos. Foram 9 pratos de comidas com 6 taças de vinhos da casa, além dos pãezinhos com azeites caseiros. Isso que é uma refeição completa né? Segue o que comemos da foto acima:: Bolinhos de Truta e Pistache com Bouillabaisse de Açafrão, 2º: Ovo Estrelado com Espuma Quente de Batata e Trufas e Migalhas de Bacon, 3º: Humita Cremosa com Crocante de Milho e Sorvete de Tomate Seco, 4º: Língua Assada com Suco de Cacau e Pudím de Cogumelo e Creme de Leite. Segue a continuação abaixo da foto a seguir.

sts-zuccardialmoco2Continuando, as comidas da foto acima são: : Sopa de Legumes com Amígdala de Boi e Repolho de Bruxelas, : Carne de Porco (para mim foi de boi) Assada com Açúcar Mascavo, Caponata, Quinoa e Batatas Andinas, : Sorvete de Chá com Creme de Laranja e Raspadinha de Espumante (a raspadinha estava azeda) e Gelatina de Açafrão, : Prato da Casa que consistia em um Creme de Manga com Farofa de Biscoito, : Deconstrução de Chocotorta acompanhado com Submarino Quente, que era um leite quente em que colocávamos uma colher de chocolate, alfajor de chocolate, sorvete de chocolate e doce de chocolate e creme. Foi um almoço com surpresas agradáveis (os sorvetes de chá e o de tomate seco estavam bem gostosos) e outras desagradáveis (não comi a língua e nem a amígdala! Mas o meu namorado adorou a língua). Com certeza uma experiência única que vale pelo menos uma vez na vida!

Outros passeios que farei na próxima vez

Não consegui visitar a região do Valle do Uco que dizem que é a mais linda de Mendoza, está anotado para uma próxima vez! Também ficou para a próxima os passeios a Alta Montaña e o passeio as Termas de Aconchaguá, onde tem banheiras de água quente naturais no meio da natureza, incrível! Se você for por agora, não deixe de incluir esses passeios no seu roteiro!

NEWSLETTER1-3

Anúncios

5 comentários sobre “Mendoza – Vinícolas Maipú

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s