Perigos da Cozinha

perigos da cozinha

Essa semana eu pretendia postar algo totalmente diferente, talvez fazer uns biscoitos de paçoquita, mas como vocês podem ver na foto acima, as circustâncias da vida interditaram a minha cozinha, me forçando a não postar uma receita, mas ainda sim algo super pertinente, ainda mais para quem é inexperiente: os Perigos da Cozinha. Veja abaixo o que ter cuidado na cozinha (e de quebra, o que aconteceu com a minha):

1- CUIDADO COM ÓLEO QUENTE! Parece óbvio que tem que ter cuidado com óleo, mas existem duas preocupações diferentes: o óleo espirrar e te queimar e a panela pegar fogo. Eu sempre falo aqui em casa que é muito importante deixar o óleo no fogo baixo e nunca “jogar” o que você vai fritar dentro da panela. Tem que sempre usar uma escumadeira e adicionar com calma a sua comida no óleo através dela. Também é importante que a escumadeira não esteja molhada, porque se não, com certeza vai espirrar óleo (lembra quando a gente aprendeu na escola que óleo e água não se misturam?). O outro perigo, a panela pegar fogo, também é muito preocupante. Foi isso que aconteceu aqui em casa. A minha irmã não tem muito experiência na cozinha, colocou o óleo para esquentar em fogo alto e foi pro quarto, quando voltou, a panela já estava pegando fogo. Panela necessita de olhos atentos, nunca as deixe sozinhas! O que provavelmente aconteceu foi que ela não colocou a panela 100% em cima do fogo, e como estava alto, o fogo “escapou” pelo lado da panela, pegando o óleo, resultando no fogo. A primeira coisa a fazer é CORTAR A FONTE DO CALOR, desligue o fogo pelo fogão ou se for impossível chegar no botão, desligue a fonte do gás. Nessa situação, NÃO JOGUE ÁGUA! Se o fogo estiver só na panela, molhe um pano e coloque por cima do fogo, tapando totalmente a boca da panela ou coloque a tampa da panela. A minha irmã não sabia que tinha que fazer isso, por isso foi chamar o porteiro e ele apagou com o extintor, mas até aí já tinha feito um estrago. Então, não esqueça, mesmo que demore um pouco mais para esquentar o óleo, deixe SEMPRE EM FOGO BAIXO e NUNCA DEIXE A PANELA SOZINHA!

2- CABOS DE PANELA SEMPRE PARA DENTRO! Especialmente para quem tem criança correndo pela casa, é muito importante que os cabos da panela nunca estejam para fora do fogão, já que o risco de alguém esbarrar e derrubar o conteúdo fervendo nele mesmo, é grande! Essa não serve apenas para quando estiver fritando óleo, mas qualquer coisa que estiver fervendo como água e feijão, já é um perigo!

3- NÃO ESQUEÇA DE DESLIGAR O GÁS DO FOGÃO! Aqui em casa o fogão é elétrico, ou seja, quando a gente gira o botão, já sai fogo junto. Mas eu sei que em muitas casas você primeiro liga o gás e acende o fogo com um fósforo. Primeiro, ligue pouco gás, cuidado para não se queimar. Segundo, verifique sempre se o gás está desligado, isso é um perigo, você pode ficar intoxicada sem perceber, inclusive desmaiando. A outra possibilidade é se alguém acender um isqueiro quando o gás estiver escapando há um tempo, pode ocorrer uma explosão!! Com o forno a mesma coisa, pela trava de segurança, a maioria dos fornos demoram um pouco antes de acender o fogo, verifique sempre se acendeu fogo mesmo ou se só está escapando gás! O corpo de bombeiros fez uma lista com dicas de segurança em relação a gás, inclusive como trocar adequadamente e recomendações, veja clicando aqui.

Eu ainda sou inexperiente na cozinha, e ainda estou aprendendo os perigos da cozinha, então se alguém tiver alguma sugestão do que mais ter cuidado, deixe nos comentários que eu com certeza vou adicionar aqui! E se a sua cozinha pegar fogo e não tiver como controlar você mesmo, ligue para os bombeiros no n° 193! E se você ainda for criança, não tente fazer as minhas receitas sozinho, peça sempre a ajuda de um adulto!

NEWSLETTER1-3

Sabor The Sims: unindo The Sims e culinária em deliciosas receitas!

2 comentários sobre “Perigos da Cozinha

  1. Oie! Faz um tempinho que não apareço por aqui e me deparo com esse post! Caramba, que estrago! Graças a Deus ninguém se feriu, mas foi realmente uma situação crítica! Sempre tive cuidado com o óleo, mas uma vez fiz uma frigideira pegar fogo também, mas não foi muito, foi quase uma “flambagem” hehehe O fogo logo dissipou sozinho, mas eu fiquei assustada. É isso aí, vivendo e aprendendo… E panela de pressão também é um perigo, fico super preocupada com elas. Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário

